sábado, 26 de julho de 2008

Museu Florestal '' Octávio Vecchi''

O Museu Florestal “Octávio Vecchi” pertence ao Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo. Foi fundado em 1931, por Vecchi, pesquisador do Instituto Florestal, que o idealizou buscando sensibilizar as pessoas para a questão ambiental. Todo o espaço físico do Museu é aproveitado: além dos objetos em exposição, as paredes contêm afrescos que abordam a natureza e vitrais representando a flora e a fauna, e o teto e o assoalho são composições artísticas com diferentes tipos de madeiras. Amostra de diferentes tipos de madeiras - saguão de entrada

A madeira é o principal atrativo do museu. Preocupado com o desmatamento, intensificado com o crescimento da cidade na primeira metade do século XX, Vecchi procurou catalogar e expor madeiras das árvores nativas da região: há composições no teto e no assoalho, móveis e objetos feitos em madeira e pranchas de madeiras entalhadas, reproduzindo folhas, flores, frutos e sementes da árvore da qual a madeira é originária.

Após o final da segunda guerra mundial, o Instituto Florestal recebeu do Japão uma carta pedindo sementes para plantar na Universidade de Hiroshima, que havia sido destruída pela bomba atômica. Esta carta é anualmente inspiração para trabalhos que envolvem o tema Paz e Educação Ambiental. Segundo a diretora do museu, Roselaine Barros Machado, o objetivo deste trabalho é mostrar que o meio ambiente é influenciado por todo tipo de ação humana, das mais simples, praticadas cotidianamente até as mais drásticas, como uma guerra.

Fechado para visitação em 1995 e re-inaugurado em 2000, hoje o Museu abriga a exposição de longa duração e realiza exposições temporárias, palestras e cursos no Espaço Cultural Antonio Oppido.Conhecer o museu é também uma boa oportunidade de fazer um passeio no parque do Horto Florestal e de conhecer o Parque Estadual da Serra da Cantareira, que fica ao lado. O Parque da Serra da Cantareira, junto com o Parque Nacional da Tijuca, é considerado a maior floresta urbana do mundo, e fica distante apenas vinte minutos do centro da capital. Assim, em plena São Paulo pode-se ter uma imersão completa na natureza e uma aula de conscientização ecológica.

ENDEREÇO: Rua do Horto, 931 - Horto Florestal. (Dentro do Parque Estadual Alberto Löfgren)TELEFONE: (11) 6231 8555 Ramal 2063HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De terça à sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30. Domingos das 10h às 15h30.PREÇOS: Exposição temporária e piso térreo do museu: entrada gratuita.Exposição permanente (piso superior): R$ 3,00.

Nenhum comentário: