sábado, 26 de julho de 2008

Parque Estadual da CantareiraEcoturismo na Grande São Paulo

Com 8.000 ha, este parque é a maior floresta urbana nativa do mundo. A área começou a ser formada há mais de cem anos, com a desapropriação de fazendas de café, chá e cana-de-açúcar que a ocupavam, para recuperar a mata, proteger mananciais e garantir o fornecimento de água de São Paulo.

O parque possui três núcleos: o da Pedra Grande (mais procurado), o Engordador (chamado assim por causa de uma fazenda de engorda de gado da região) e o Águas Claras, recentemente inaugurado. Todos têm trilhas bonitas, agradáveis e bem sinalizadas. Como parque estadual, a Cantareira está voltada para o ecoturismo: são caminhos e trilhas no meio da mata que permitem que o visitante entre em contato com a natureza, conheça a mata atlântica e possa até mesmo observar alguns animais.

Para a recreação, o parque tem apenas um bosque para piqueniques e um pequeno playground, ambos perto da entrada do Núcleo Pedra Grande, além da brinquedoteca no Núcleo Engordador.

No Núcleo da Pedra Grande, fica uma das principais atrações: a Pedra Grande e a bela vista da cidade que ela proporciona. Para chegar lá, enfrenta-se um caminho pavimentado de mais de 4,5 km (ida), boa parte dele em subida. A alternativa menos cansativa é entrar pelo Núcleo Águas Claras e pegar a trilha da Suçuarana.

Durante a semana e aos sábados o parque oferece o serviço Circuito Integrado de Educação Ambiental, voltado primordialmente para quem tem alguma limitação física que impeça enfrentar as trilhas, mas que também pode ser usado por outros, quando há vagas. Uma van percorre o Horto Florestal e o Parque da Cantareira.

Nenhum comentário: